quarta-feira, 16 de março de 2011

Política do Chile


O Chile é uma República Democrática (constituição aprovada por plebiscito em 1980). O Presidente é o chefe do poder executivo e é eleito por um período de 4 anos ou mais, sem reeleição.
O Parlamento é composto pelo Senado e pela Câmara de Deputados:
  • Senado: 40 membros eleitos (com reeleição), 8 designados, 1 vitalício (ex-presidente da República) para período de 8 anos. No ano de 2005 foram eliminados os membros designados e o vitalício, através de uma reforma na "Constituição".
  • Câmara dos Deputados: 120 membros eleitos por período de 4 anos, com reeleição.
Partidos Políticos
Democracia Cristã, Partido pela Democracia, Partido Socialista, Renovação Nacional, União Democrática Independente, Partido Radical Social-Democrático, União do Centro, Partido Comunista e Aliança Humanista-Verde.
Presidente Atual
Sebastián Piñera (Renovación Nacional).

IDH DO CHILE

IDH:
O Chile tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina e do Caribe, em 44º lugar no ranking de 182 países e territórios publicado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no qual o Brasil aparece apenas na 75ª posição.

A tabela foi elaborada com dados de 2007. Alguns dos fatores que influem na composição do IDH são a expectativa de vida ao nascer, o nível de educação, a saúde, o investimento em pesquisa e desenvolvimento e a penetração da internet.

Depois do Chile, os países da América Latina mais bem colocados no ranking do Pnud são Antígua e Barbuda (47º), Argentina (49º), Uruguai (50º) e Cuba (51º).




aspectos economicos

Aspectos Economicos do Chile


A economia do Chile é destacada na América Latina, sendo o país que mais cresceu economicamente nos últimos anos. Em 2005 o país cresceu 6,3% em relação a 2004, fechando com superávit comercial de 10 bilhões de dólares. A divida externa do Chile é de 25 bilhões de dólares, ou seja, apenas 14% do PIB, que é de cerca de US$ 181 bilhões.
Tem como destaque sua orientação à importação. A estrutura exportadora está composta por 45% de produtos industriais, 45% de produção mineral, 10% de produtos agrícolas e etc.

Hidrografia

Hidrografia do Chile

A Hidrografia do Chile é cheia de rios curtos e sem nenhum afluente de cada um deles. A pequena distância que existe entre a cordilheira dos Andes e o oceano determina a configuração de uma rede hidrográfica de rios curtos e pouco articulados (correm paralelamente uns aos outros). O regime fluvial está diretamente relacionado com as condições climáticas: os rios do norte são pouco caudalosos e de regime muito irregular, devido à aridez do clima. O mais importante é o Loa, o único que consegue desembocar no oceano. Em direção ao sul, aumenta o número de cursos fluviais, bem como o volume de suas águas, alimentado pela fusão das neves e pelas chuvas cada vez mais abundantes; no centro e no sul do país, destacam-se os rios Copiapó, Huasco, Limari, Maipo, Bío-Bío, Valdivia e Maullín.

Clima

A extensão do Chile por mais de 4600 km de norte a sul significa que o país é afectado por diferentes tipos de clima, no norte o clima é deserto semi-árido que caracteriza o deserto de Atacama e a costa norte, em seguida, encontramos o clima mediterrânico no centro de Chile, o clima de tundra alpine para o leste e sudeste, o clima oceânico do sul, o clima úmido e sub-tropical da ilha de Páscoa.
O clima do Chile, é fortemente influenciado pela fria correntes oceânicas de Humboldt, pela a presença da cadeia dos Andes e pelo Oceano Pacífico. O país há quatro grandes zonas climáticas: Norte do Chile, Chile Central, Sul do Chile e Chile Austral.
Norte do Chile: Ista é a área mais árida do país, devido à presença da corrente fria de Humboltd, ao longo da costa do Oceano Pacífico são formados constantemente névoas (Camanchaca), mas as chuvas são raras, o interior é formado da Deserto do Atacama, um dos mais áridos do planeta Terra. A média de chuvas na região chilena de Antofagasta é apenas 1 mm de chuva por ano. Antofagasta tem temperaturas en verão (dezembro a fevereiro), com máxima de 24°C e mínima de 17°C, enquanto no inverno (junho a agosto) são a máxima de 17°C e mínima 11°C. 
 A extensão do Chile por mais de 4600 km de norte a sul significa que o país é afectado por diferentes tipos de clima, no norte o clima é deserto semi-árido que caracteriza o deserto de Atacama e a costa norte, em seguida, encontramos o clima mediterrânico no centro de Chile, o clima de tundra alpine para o leste e sudeste, o clima oceânico do sul, o clima úmido e sub-tropical da ilha de Páscoa.
Sul do Chile: Esta região é caracterizada por rígida clima oceânico, húmido e ventoso, com baixas temperaturas. Na região de Valdivia, o clima é temperado oceânico, temperaturas do verão (dezembro a fevereiro) tem um máximo de 23°C e mínimo de 11°C, enquanto no inverno (junho a agosto) são o máximo de 11°C e mínimo de 4°C. A intensa precipitação pluvial é sobretudo a partir de abril a setembro, os mese mais chuvoso de todos é Junho, com 550 milímetros de chuva, enquanto a média anual é 2700 mm. 

Vegetaçao Chilena

Vegetação chilena


Quando se avista pela primeira vez o complexo de montanhas do Parque Nacional de Torres del Paine, no sul do Chile, a sensação é de que se está chegando, literalmente, ao fim do mundo, a um dos poucos cantos da Terra onde a natureza permanece praticamente intocada. Pelo caminho, uma vegetação semelhante à savana se espalha por quilômetros ao longo da estrada, numa mistura de areia e árvores retorcidas.

A Patagônia é uma grande área da América do Sul, que engloba parte do Chile e da Argentina. A principal diferença entre os dois países é que o lado chileno tem fiordes e montanhas que se estendem até o Oceano Pacífico, enquanto o argentino, mais extenso, é formado por um grande pampa plano.
A Cordilheira Paine é considerada recente seu charme está na forma das montanhas, e não na altura de seus picos.

relevo do chile

O Chile possui relevo acidentado, mas de estruturas simples e bem ordenadas em três zonas:
um deles é :
Na parte oriental encontra-se a primeira zona de relevo: a cordilheira dos Andes que apresenta uma topografia maciça e imponente. Desde sua formação, essa região montanhosa é atingida por um vulcanismo quase permanente e por frequentes movimentos sísmicos. No centro e norte dos Andes chilenos, os grandes vulcões, em atividade ou extintos (alguns cobertos por geleiras), constituem as maiores altitudes da cordilheira, como o pico Ojos del Saldado (6.893m) e o monte de Llullaillaco (6.723m). Em direção ao sul, a altura diminui até dois mil metros na Terra do Fogo. A cordilheira se divide em inúmeras ilhas, estreitas e largas onde, devido à latitude, a ação dos gelos é muito acentuada. O relevo contínuo da cordilheira dificulta o acesso; no norte, as passagens naturais se localizam a altitudes próximas ou superiores a quatro mil metros (passos de Socompa e San Francisco) e ao sul de Santiago alguns vales transversais de origem glacial facilitam o acesso à Patagônia argentina.

aspectos fisicos


O Chile estende-se ao longo da parte ocidental e meridional da América do Sul. Faz divisa ao norte com o Peru, ao sul com o Pólo Sul, ao leste com a Bolívia e Argentina, e ao oeste com o Oceano Pacífico.
Devido a sua grande extensão, uma das principais características do Chile é a variedade de suas paisagens. Desde um impressionante deserto, passando pela Ilha de Páscoa, até os territórios da Patagônia e da Antártida, cores e formas vão variando ao longo do país. Existem duas constantes na geografia chilena: a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico.

 • População: 15,1 milhões de habitantes.

 • Idioma: Espanhol.

• Forma de governo: República em forma de democracia multipartidária.

• Exportações: Cobre, outros metais e minerais, produtos de madeira, pescado e alimentos à base de peixe, frutas.

• Importações: Bens de capital, peças sobressalentes, matéria-prima, petróleo, produtos alimentícios.

• Principais parceiros comerciais (importações): Países da União Européia (UE), Estados Unidos, Brasil e Japão.

• Agropecuária: Importante exportador de frutas, peixe e derivados de madeira. Principais culturas: milho, uvas, feijão, beterraba açucareira, batatas, frutas secas.

Produtos de origem animal
-carne bovina, aves domésticas, lã.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Imagens


SANTIAGO - CHILE

santiago - chile

chile

Mapa do chile


Mapa do Chile

O Chile é um país situado na América do Sul, localizando-se entre o ocena Pacifico, Argentina, Bolivia e Peru. A forma territorial do país é certamente uma das mais incomuns do planeta. Do norte ao sul, o Chile se estende por 4  270 quilômetros, ao passo que entre leste e oeste estende-se por 177 quilômetros. No mapa, o Chile aparece como uma longa faixa que se estende do meio da costa oeste da América do sul até o extremo meridional do continente, onde se curva levemente a leste. Cabo Horn, o ponto mais ao sul das Américas, onde o oceno Atantico e Pacífico se encontram, é território chileno. Seus vizinhos do norte são Peru e Bolivia, e a fronteira com a Argentina, a leste, estendendo-se por 5 150 quilômetros, é uma das mais longas do mundo.